As Vicissitudes da Paixão
por Miriam Tawil
vistas através do filme “O marido da cabeleireira” de Patrik LecontePatrik começa o filme dedicando-o a Zazá, que se reconhecerá.
Quem será Zazá na vida de Leconte? Essa memória marcante, talvez sua cabeleireira com quem teve muitas fantasias, mas quem não gosta de uma boa massagem na cabeça dada por uma figura gentil?
Aparece em cena um homem cortando o cabelo sozinho. A seguir a lembrança de infância onde o maiô está sempre molhado, de crochê, um tanto ridículo, tricotado pela mãe com duas cerejas ou pompons ao lado. O maiô, grande demais caia sempre e o que restou desse tempo foi a lembrança que tinha ao sentir seus genitais. Segundo a Psicanálise tudo que toca no domínio da relação mãe filho é sem medida.
A paixão no caso dele tem um efeito alienante. Desmesuradas, suas ambições ao casar-se com a cabeleireira são de não envelhecer, não discutir ,não precisar ter amigos.Fecham-se num mundo fusional onde o elemento externo é dado ao fator profissional; são os clientes que entram no recinto que trazem as novidades.
A Paixão dela por ele a precipita na loucura, e ela se mata, saindo para tomar iogurte. Ela não agüenta a decepção de pensar que irão envelhecer, brigar, etc.
A conjunção entre a paixão e a loucura costuma ter efeito de fascinação, respeito e medo. A loucura e a paixão são dois afluentes do mesmo rio, onde a fonte é hybrios. Se há o triunfo da razão, temos a conseqüência da repressão da loucura e da paixão, desses aspectos não racionais, ingovernáveis do homem. Na paixão, corpo e alma estão entrelaçados, pois há um afetação física,corporal.
A angústia da perda de ser como uma rainha na vida dele, faz com que ela se suicide. A definição da paixão segundo alguns é de ser uma curta loucura. O amor, que engloba a sexualidade costuma ser equiparado à própria vida, então podemos dizer que toda paixão contém uma dose de loucura. O que acontece com loucura?
Em vez de pensar nela como uma desordem da razão, ao contrário, ela pode estar somente a marcar um evento afetivo. Nesse evento ocorrem modificações do sujeito em relação à realidade. Há uma eleição de um objeto parcial ou total, o sujeito se liga a ele mais ou menos exclusivamente, reorganiza sua percepção do mundo ao redor desse escolhido e o entorna de uma aura que faz dele o único, insubstituível, cativa o ego e o aliena, se forma uma representação mental obcecada. O apaixonado diz:Você me deixa louco!
A loucura é diferente da psicose. É uma espécie de salva-psicose ou uma proteção contra a insanidade.
A paixão se localiza na união da alma com o corpo. A paixão domina o sujeito, o submete a seu objeto de amor. Ele se aliena no seu objeto, ele não se controla nos seus atos.
Segundo o personagem principal vemos que se apaixonou pela cabeleireira, Diz “Seu cheiro me deixava louco. O momento do shampoo era uma delícia, seus seios me tocavam, à noite sonhava com esse momento.” Certo dia viu seus seios sob a blusa sem soutien e ficou fascinado, aturdido com a visão.
Quando seu pai lhe pergunta o que quer ser quando crescer, não tem dúvidas: Marido de cabeleireira. O pai lhe dá um tapa na cara.
Casa-se com a cabeleireira, mostrando como estava registrada a vivência daquela paixão.
Apaixona-se à primeira vista, e fica fascinado pôr ela pede-a em casamento, ela diz antes de conhecê-lo Sou sensível à sua proposição, aceito me casar com o senhor. Depois de aceitar o casamento Me chamo Matilde.”
O esporte e as viagens não lhe agradam, a irritam, não querem filhos. Nada iria colocar-se entre eles., nem amigos, só servem para provocar ciúmes e relações extraconjugais.Sonham com uma viagem pelo Nilo, ver o sol se por até de manhã. Os problemas tem os outros, os clientes, Por exemplo aquela que tem ciúmes do marido e tem três filhos com ele. Matilde pede que ele lhe aperte, tem medo que um dia não a ame mais. Para que ver por de sol no Nilo se ela é seu amor, seu sol? Pequena festa particular é realizada com after shave, cigarros, álcool de perfume. Visitam no dia seguinte Isidoro,antigo patrão de Matilde, que lhe doou o salão, no asilo, se vem diante da velhice. Voltam ao salão. Os cliente vem e vão o comentário recai sobre um em especial que está envelhecendo, anda curvado. Vem um dia uma tempestade, ela sai para comprar iogurte e se joga no rio, Deixa um bilhete”Meu amor, vou embora antes que você vá, antes de ser infeliz, levando o gosto de nossos abraços. Levo o souvenir dos anos mais felizes da minha vida. Sempre te amei, só você. Vou embora para que você não me esqueça jamais.
Enquanto espera por Matilde, põe música e dança para um cliente que acha que ele leva jeito e começa a sugerir como ele deve dançar uma música árabe, como ele .
Este é um filme onde é levado ao extremo a capacidade de prescindir de tecnologia, ficar recluso em casa, trabalho e só sair para comprar alimento e da correspondência e do pagamento, das contas.
O amor romântico dessa dupla, é a antítese de outro filme Denise está chamando. Neste ninguém prescinde da tecnologia e as pessoas jamais se encontram realmente, só na virtualidade. Encontram-se no final do filme quando tem um filho: um terceiro criado por ambos. Matilde não tinha filhos com ele, daí querer morrer antes de envelhecer para não deixar de ser amada, não criou raízes, filhos na terra, para que continuem com ele.